quinta-feira, 10 de março de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA : FRUTAS



Escola “Estadual João Ribeiro Guimarães”.
Bandeirantes- MS.
Professoras: “Kellyane Cristhian e Vera Lúcia_ativ.3”.
Turmas: 1º  e 2º ano.
Números de alunos do 1º ano: 26 anos  e 2º ano: 25 anos.
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências
Conteúdos: Gêneros texto informativo- leitura e escrita- música-lista, tabela e gráfica-pesquisa de figuras e vitaminas das frutas-entrevista com nutricionista.
Seqüência didática  pesquisa de frutas preferidas  dos alunos do 1º e 2º ano.
  Objetivos de aprendizagem alcançados:
  Relatório de quais objetivos elencados foi atingido?
Acreditamos que todos os objetivos proposto foi alcançado com o trabalho de pesquisa Investigativa na seqüência didática das frutas preferidas dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da “E.E João Ribeiro Guimarães”, pois mostrou a nós professoras Vera Lúcia e Kellyane que  ao realizarmos, os alunos  aprenderam possibilidades novas de pensar e repensar nossas perguntas e constantemente reorganizando ideias, problemas, sitiense e conclusões. Segundo Demo teoria e prática devem estar sempre costurados.

Quinta- feira
12-11-2015
Metodologia:
1ª AULA – As professoras  Vera Lúcia e Kellyane organizaram  os alunos em forma de roda no pátio da escola para iniciar uma discussão sobre o tema abordado “as frutas e suas vitaminas”, a professora fez  questionamentos do que eles sabem sobre, (vocês sabem qual a importância de se ingerir frutas na alimentação diária?) Deixando-os expor suas ideias e opiniões, as professoras realizaram registros no caderno no decorrer do processo para construção de um cartaz com a sondagem  e relatos realizados, logo após fizeram a leitura deleite do texto gênero poema “ Sabores e mais sabores”, página 56 do livro  Manacá Editora Positivo , em seguida realizou  explicações com questionamentos  sobre cores das frutas explorando a relação que há entre o paladar e o olfato.
     

2º Passo -  As professoras organizaram os alunos na sala de vídeo para assistirem os vídeos  nos seguintes  links:
Sobre os benefícios  e vitaminas, conhecendo o poder das frutas para nossa saúde.
Vídeo a História -  A menina que não  gostava de fruta com a autora: texto Cidália Fernandes – Ilustração: Sandra  Serra.
fruta

Pesquisa  das frutas preferidas dos alunos com os links:
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( maça);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( banana);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( Uva);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( Pêra);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( Melancia);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( abacaxi).
3º  Passo -  As professoras Solicitaram  para  alunos que  pesquisassem  em livros e revistas figuras das frutas preferidas e escrevessem o nome deles e seu valor nutricional  conforme pesquisa com os links acima citados na aula anterior para montar um cartaz que foi  exposto em sala de aula.
4º Passo-  As professoras organizaram os alunos na sala da Biblioteca para a leitura deleite em  slides  elaborados  pelas professoras do livro “ O que Ana sabe sobre.... Alimentos saudáveis” de Simeon Marimkovic do Pacto”.

5º  Passo- As professoras levaram os alunos até a sala de STE onde os mesmos acessaram os links:
Para responder as perguntas do quiz e mostrar que conhecem bem as frutas.
Com 6 fases.
Quebra cabeça para montar ar frutas.

6º  Passo – As professoras organizaram uma lista dos nomes dos alunos em cartaz onde foi exposto em sala e eles registraram suas frutas preferidas. Após os alunos pesquisaram em dicionários os nomes das frutas e realizaram atividades em ordem alfabética com os nomes das frutas preferidas  e completaram a tabela  e gráfico das frutas preferidas, atividades em Xerox elaborada pelas professoras em seguida foi colada nos cadernos.
7º Passo  - As professoras  levaram os alunos até o mercado local para comprar as frutas preferidas ,  onde utilizaram o meio de transporte  “ônibus”  e foi  feita a degustação organizada  na sala de aula.
mercado-san-miguel


8º – Passo – Os alunos foram organizados na sala de aula 1º e 2º ano  para receber a nutricionista com a música conforme o link:
can-stock-photo_csp1360757
Palavras cantadas do quintal, que foi exposto em vídeo. Após foi servido um suco natural de laranja. A  entrevista  com perguntas elaboradas pelas professoras  que foi por alunos em duplas para a nutricionista onde ela responderam  as duplas sendo escriba, anotando as resposta tendo as professoras como mediadoras e outras perguntas livres.
 

Perguntas:
1-    Ao comermos frutas entre as refeições, como maçã abre mais o apetite. Por quê? ________________________________________________________
2-   Tirar as cascas comestíveis das frutas diminui seu valor nutricional?_____________________________________________________
3-   Das frutas nossas escolhidas como preferidas quais são ácidas?___________
4-   Frutas ácidas causam afta. Por quê?­­-_________________________________
5-   É necessário comer fruta todos os dias. Por quê?_______________________
6-   No caso de nosso orçamento em casa ser apertado qual é a fruta que devemos priorizar todos os dias?_____________________________________________
7-   Se dispusermos na nossa família de dinheiro e podemos comer frutas todos os dias qual seria o cardápio que indicaria?________________________________________________________

9º Passo – Para a socialização as professoras levaram os alunos até a sala de vídeo onde os mesmos  identificaram  suas características e os registros divulgados  no facebook e blog da escola. Em seguida os alunos receberão em Xerox os links dos sites do facebook e blog da escola para divulgar para os familiares vizinhos e amigos.





4- Síntese da PI
Inserimos fotos em todas as atividades realizadas, conforme o comando da aula em cada dia registrado e podemos dizer que conseguimos envolver os alunos no conjunto de tarefas que foram sendo realizadas, tornando os alunos ativos no processo de reconstruções dos seus conhecimentos. Acontecendo nesse trabalho questionamento, construções de argumentos e comunicação permitindo a utilização do educar pelas pesquisas.
5- Pontos positivos quanto à
a)   Todos os alunos do 1º ano e 2º ano participaram das atividades com interesse na construção do fazer com responsabilidade, e nos professoras devido a organização em seqüência didática facilitou sendo prazeroso.
b)   Utilizamos todos os recursos multimídias disponíveis na escola como:
Sala de vídeo com projetor, sala de tecnologia com computadores, máquina digital e outros recursos.
6 – Dificuldades encontradas pelos alunos e professores.
As dificuldades foram sim encontradas, no momento que nós professoras, organizamos os agrupamentos heterogêneo para realizar as atividades conforme o nível de conhecimento.  
Temos alunos lendo convencionalmente e outros não. Dificuldades então encontradas na leitura e na construção da escrita.

7-   O que de diferente iríamos fazer na próxima PI melhorar cada vez mais aprofundando em outros temas o nosso planejamento com pesquisa Investigativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário